x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 97

Pendência no IR 2024 decorrente de lançamento de despesa odontológica

Rodrigo Albuquerque

Rodrigo Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 5 semanas Segunda-Feira | 20 maio 2024 | 21:41

Na declaração de IR 2024 lancei um pagamento de R$ 8000,00 referente a um tratamento odontológico. efetuei o pagamento desse valor por meio do cartão de crédito.
Ao conferir o processamento da minha declaração, apareceu esse situação como pendência, sendo necessário excluir o pagamento ou apresentar o comprovante de pagamento. Ocorre que o profissional não emitiu NF e, pelo visto, não informou a RF sobre o recebimento do valor por mim pago.
Pergunta: Devo retificar a declaração ou posso manter o valor da despesa declarada  e apresentar os comprovantes do pagamento da fatura do cartão de crédito?

Rodrigo Henz

Rodrigo Henz

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 21 maio 2024 | 11:27

Bom dia,
Se tu tem o comprovante de pagamento sugiro manter, a comprovar o pagamento efetuado. Certamente isso deve ter melhorado tua restituição ou reduzido imposto devido.
Caso não libere automaticamente até o final do ano, a partir de 02/01 tu pode fazer uma solicitação de antecipação de malha e enviar o comprovante num eprocesso dentro do ECAC.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 semanas Terça-Feira | 21 maio 2024 | 13:34

Boa tarde,  Rodrigo´s:

Outra opção: procurar dentista e informar que abateu esta despesa. É comum, no contato telefônico, falar com uma secretaria.  Esclarece-la que a informação deve fechar com a do dentista. Normalmente o prestador de serviço corrige esta possível falha ou avisa que incluiu na DMED.    Em qq condição proceder como informou o HENZ.  Confirme no cartão de crédito o cpf do beneficiário.   Infelizmente alguns ainda usam "maquininha" em nome de terceiros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.